Rio Grande do Sul com clima de deserto

 

Por: Jornal de Viamão

Alegrete e São Gabriel tem temperatura acima dos 30ºC e baixa umidade. Quase 300 cidades decretaram situação de emergência pela seca.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), duas cidades do Rio Grande do Sul registraram clima comparável ao de deserto na tarde desta terça-feira (17). Na fronteira oeste, o município de São Gabriel apresentou uma temperatura de 36°C e a umidade relativa do ar de apenas 13% às 16h. Às 17h, a cidade de Alegrete, na região sudoeste, ultrapassou esta marca, atingindo os 12% de umidade relativa do ar. Abaixo dos 10%, o clima é considerado desértico.

No dia 3 de janeiro, a cidade de Santa Rosa registrou 14% de umidade relativa do ar, segundo a meteorologista Estael Sias, da Central de Meteorologia da RBS. A forte seca que castiga o Rio Grande do Sul neste verão está tornando cada vez mais comum a comparação do clima do estado nesta época do ano com o deserto.
Três outras cidades da região sudoeste do Rio Grande do Sul também registram uma umidade relativa do ar abaixo dos 20% na tarde desta terça-feira (17). Em Santana do Livramento, a umidade relativa do ar foi de 17%. Em Quaraí, 16%, e em Dom Pedrito, de 18%.

Copyright © 2012, Jornal de Viamão - Todos os direitos reservados

Faça sua assinatura

Clique na imagem para zoom